Criar uma Loja Virtual Grátis

A fome "crise ou escândalo" ?

A fome "crise ou escândalo" ?

1.A fome o que é e suas consequências

 

   Fome,desnutrição e insegurança alimentar conceitos:

 

      Todos nos conhecemos a fome, principalmente aquele derivada da sensação de ''vazio no estômago''.Ou ainda,como o conjunto de sensações provocadas pela  privação de nutrientes que impelem o ser humano e outros animais a procura os alimentos e que cessam com a ingestão destes.

      Entretanto,a fome de que se trata neste livro significa  a situação que um pessoa ou a  eou qualidade que lhe forneçam as calorias(energia)e os alimentos nutritivos nessesários  a vida e a saúde no seu organismo.

     Nos anos de 1970,a expressão seguraça alimentar,essa expressão nasceu na primeira guerra mundial.Está relacionado  a questão de segurança nacional,ou seja,a necessidade  de os países serem capazes de produzir próprios alimentos.No caso do Brasil é o “Fome zero”,criado Luiz  Inácio da Silva,em setembro de 2001.

     Existe dois tipos de fome,a calórica e a de proteínas e sais mineras e vitaminas.Todos alimentos que ingerimos são transformados pelos nossos organismo  em energia,afirmam que é nesessário  2200 calorias para uma pessoa.

            

                       Tipos de fome

   

A fome energético ou calórico é entendida como a incapacidade de a ração alimentar diária ingerido por uma pessoa fornecer as calorias equivalentes a energia gasta pelo organismo nos trabalhos realizados.

    

       Pode se entender esse tipo de fome da seguinte forma:por uma série de características:forma,odor,paladar,cor,composição química etc.

     Todos os alimentos que ingerimos são transformados pelo nosso organismo em energia.O nosso corpo exige 2200 calorias por dia para fazer as atividades necessárias de um dia.

Países em desenvolvimento,subdesenvolvidos ou ... ?

       logo após a segunda guerra mundial(1930-1945),o mundo foi dividido em países desenvolvidos e subdesenvolvidos ou do terceiro mundo.

      O países sub-desenvolvidos possuem grandes problemas socias -baixa esperança de vida, elevadas as taxas de mortalidade, precárias condições de saneamento básico,baixo nível de instrução etc.Grande quantidades de alimentos,mas que não contém os alimentos nutritivos e fundamentais para manutenção da saúde.Em certas áreas de Minas Gerais varias pessoas tinham disfunção da tireóide, as pesquisas demonstraram que ,na alimentação diaría a população praticamente não consumia verduras,legumes e peixes,que são alimentos ricos em iodo,uma substancia importante para o bom funcionamento da tireóide.

                             Consequências da fome

     Os efeitos mais comuns causados da fome são a desnutrição calórica-proteica,as doenças causadas pela falta da vitamina A,a anemia(pela deficiendia de ferro)raquitismo (gerado pela deficiencia da vitamina D)e os disturbios causados pela carência de vitamina do grupo B.

Todas essas formas de desnutrição,quando não fazem suas vitaminas diretamente,facilitam o aparecimento de outras doenças,que levam o desnutrido a morte.Figuram como causas de pneumonia,a desidratação,e a turbeculose o sarampo etc.O kwashiorkor é uma doença causada pela carências de proteínas ocorre geralmente em crianças acima de 6 meses de idade,acontece atraso no desenvolvimento metal,chegam atingir 2 ou 3 anos de idade indiferentes ao mundo que as rodeia,o peso da criança chega a ficar 60% abaixo do normal.Calcula-se que 2 bilhões de pessoas,das quais 52% mulheres grávidas e 39% crianças menores de 5 anos,sejam vítimas da anemia em todo mundo.A relação entre baixo peso ao nascer e as elevadas taxas de mortalidade,também,foram amplamente estudadas .

 

      Situação vergonhosa para toda humanidade

Mais de 800 milhões de pessoas vão dormir, todas as noites,sem ter ingerido os alimentos necessários para a manutenção da saúde: cerca de 791 milhões no países sub desenvolvidos e 34 nos países do norte.200 milhões são crianças e 11 milhões delas morrem anualmente  por causas relacionadas á desnutrição ou de doenças   dela decorrentes.A cada dia,mais de 3 mil crianças morrem no mundo de malária,ou paludismo. A maioria dessas crianças poderia ser salva se elas tivessem condições mínimas de alimentação e os cuidados de saneamento básico.

Entre 10 e 13 de junho de 2002,realizou-se ,na cidade de Roma (sede FAO),a Cúpula Mundial de Alimentação:cinco anos depois.Na cúpula em 2002,foi realizado o balanço da situação alimentar do mundo,considerando o acordo assinado na Cúpula sobre a alimentação de 1996.Nesta,havia sido fixado,pelos representantes de 186 países presentes ,a meta de reduzir pela metade o número de pessoas para 400 milhões no ano de 2015,a necessidade de eliminar a fome de 20 milhões de pessoas anualmente entre 1996 e 2015,o balanço esta longe de ser alcançada,dicidiu rever a meta para 2015.

    Apesar de ter havido avanços no combate á fome,estes são muito modestos diante da situação mundial.Ela se estende a todos os continentes e não só a África.Na Índia estima-se que 204 milhões de pessoas passem fome.No período entre as duas Cúpulas da Alimentação,vimos a redução da fome no mundo foi de apenas 6 milhões de pessoas por ano em media.”A miséria  não esconde nem poupa suas vítimas”.A existência da fome no mundo é a prova mais contundente do fracasso da nossa civilização.

                              O caso da África

    A África e o continente mais vitimado pela fome em todas as suas formas,A situação e dramática nos países do sul do Saara,na chamada África Negra , por exempo:

  • Respondem por menos de 2% do PIB
  • Possui altas taxas de analfabetismo desenvolvidos
  • Possui elevadas taxa de mortalidade infantil
  • Tem baixa esperança de vida média ao nascer

   28,5 milhões de pessoas estão infectadas pelo vírus da AIDS(que representam 72% dos infctados do mundo),foram intensamente drenados para as potências colonistas,sua gente foi escravizada.

     Suas terras foram usurpadas a forca,a agricultura de produtos alimentares foi substituída pela agricultura comercialde exportação(algodão,amendoim,café,etc).Foi responsável,em parte,pela ocorrência da fome em 1984.    

     Mas não é somente o domínio colonial que explica a atual situação africana.Por exemplo,os receituários de políticos econômica,por volta de 1980,para saldar uma dívida entre Somália e o clube de Paris gerou uma profunda crise econômica nesse pais e com a seca prolongada,quase desapareceram.

     Afinal,se o exemplo maior de país desenvolvido,os Estados Unidos,portando tecnologia,grandes exportadores de cereais,possui milhões de pessoas desnutridas ,com fome ou em segurança alimentar ,o que explica então ?

 

2. O crescimento populacional como bode expiatório da fome no mundo subdesenvolvido

       

           Crescimento populacional mundial

     Admita-se que,no ínicio da era cristã,a população do mundo tenha sido de 250 milhões de habitantes.Após 1950 apresentou um crescimento bastante acelerado.

       1650

            500 milhões

                    1850

    1Bilhão e 262  milhões

      1900

1Bilhões e 650  milhões

                    1950

2Bilhões e 500  milhões

     1970

3Bilhões e 600  milhões

                    1990

5Bilhões e 255  milhões

     2000

6Bilhões e 55  milhões

                   2002

6Bilhões e 200  milhões

 

 

               Ano                               População

 

Crescimento populacional nos países

              Subdesenvolvidos e desenvolvidos

       A participação dos países subdesenvolvidos no crescimento demográfico mundial é bastante significante.Enquanto o crescimento anual das populações doa países desenvolvidos,no período de 1975 a 2000, igual a 1,65%, o dos países subdesenvolvidos situou-se entre 1,62% e 2,07%.A taxa de crescimento populacional médio anual da África,no período de 1995-2000 foi de 2,41% e da Europa -0,04%

       O caso da África enquadra no panorama  geral dos países subdesenvolvidos,mas com alguns ingredientes particulares.Os conflitos armados em muitos de seus países,decorrentes,como já foi citado,da criação de fronteiras artificias,tem sido uma entrave para o desenvolvimento da agricultura.

                          O malthusianismo       

     A relação entre o crescimento populacional e a fome já era preocupação da alguns pensadores no século XVIII, e foi a partir da publicação da teoria de Thomas Robert Malthus(1798) que a questão passou a ter mais repercussão. A teoria de Malthus-foi ressucitado após a Segunda Guerra Mundial,para alertara humanidade quanto aos perigos do grande crescimento demográfica e para justificar a necessidade de se estabeleceram  controle de natalidade,principalmente nos países subdesenvolvidos.

     Os obstáculos ao aumento da população foram classificados em:

  1. As epidemias,doenças,as guerras e outras calamidade e a fome;
  2. As praticas de anticoncepção(condenados por mathus por sua formação religiosa-era pastor da Igreja Anglicana;
  3. A sujeição de moral (o homem não devei casar-se enquanto não tivesse recurso suficiente para educar a família);

 

      Malthus serviu-se da lei dos rendimentos decrescentes,utilizada pelos economistas clássicos desde o século XVIII,segundo essa lei,a medida que se adicionam acréscimos iguais de um fator variável a um fator fixo de produção.Maltjus apoio-se no fato de que as áreas de terra cultiváveis são limitadas,sendo,portando,um fator fixo de produção.Assim,ocorrendo o aumento de produção (fator variável de  produção),em conseqüência do crescimento demográfico chegar-se-ei a um ponto limite,no qual o acréscimo do produto deixaria de ser proporcional à adição de fatores variáveis, e em seguida o produto total obtido se reduziria a zero.

  

 

 

               Consideracoes sobre a teoria malthusiana

A população mundial no ano de 2002,atigiu a cifra 6,2 bilhões  de habitantes.Se as previsões de malthus se concretizasem,essa população a 120 bilhões, isso não ocorreu devido as  epidemias.As previsões mathus,alarmista e sem base cientifica solida,pode ser facilmente contestada pela seguinte razão:

  1. 1.   Mathus errou ao concidera o crescimento população variável indepentende 
  2. 2.   A teoria mathusiana foi elaborada no momento histórico caracterizado passagem na Inglaterra,no capitalismo comercial para o industrial
  3. 3.   Mathus não considerou um variável importante:O de

senvolvimento da ciência e da técnica aplicadas a agricultura.

               4.mathus não considerou que,á medida que uma população                           melhora suas condição de vida,taxa de natalidade descresce,matendo –se em nível baixos .        

        A  teoria de malthusiana serviu admiravelmente aos interesse das classes dominantes da época e,ainda hoje,é utilizada como uma “explicação cientifica “para justificar a miséria,a pobreza e a fome de milhões de seres humanos.

        O neomalthusianismo, a pobreza e a fome

     Após a Segunda Guerra Mundial,surgiam várias teorias econômicas relacionadas ao subdesenvolvimento.

     Algumas apontavam que subdesenvolvimento decorria da existência de uma agricultura atrasada e de baixo nível de industrialização doa países subdesenvolvidos.

     Foi nesse contexto que apareceu a chamada teoria neomalthusiana,cuja argumentação pode ser assim resumida:o crescimento populacional acelerado dos países subdesenvolvidos é um forte obstáculo ao desenvolvimento econômico.

     Somado a tudo isso,os neomalthusianismo acreditam que haverá um aumento da renda per capita da população se houver o controle de natalidade, e a mesma coisa que dizer:”Mate um brasileiro e aumente a sua renda per capita”.

     A fome e a renda são as duas faces de uma mesma moeda,ou seja,não estão dissociados.Entre o alimento e a necessidade que o ser humano tem de se alimentar interpõe-se o dinheiro.Cumpre lembrar que o neomalthusianismo encerra idéias nascidas nos centros econômicos dos países ,principalmente dos EUA.